Cobrir Bolo Cenográfico com Pastilagem

  1. Prepare o isopor;
  2. Depois de modelado e lixado, passar cola branca, levemente amolecida com água, ou gordura vegetal, usando um pincel largo. Sempre usar um bolo menor embaixo do que está cobrindo para poder cortar a lateral com facilidade;
  3. Esticar a pastilagem e colocar por cima, alisando bem as bordas. Espere secar de um dia para o outro ou dois dias;
  4. Decore também com pastilagem. (modelar laços, flores, adesivos, bonecos etc.).
  5. A pasta já deve estar colorida. Para deixar a pasta bem branquinha, use um corante branco.
  6. Faça todos os procedimentos, igual à Pasta Brasileira, como amassar, esticar, nivelar. Decore sem pressa e deixe secar por mais dois dias em lugar seco;
  7. Depois de seco, guarde o bolo em saco plástico bem grande, bem fechadinho, que dura dois anos ou mais, se usar com cuidado para não sujar;
  8. Não se apavore se a pasta começar a ficar seca antes de esticar. Coloque-a novamente no micro-ondas por 10 ou 20 segundos e torne a amassar. Caso já esteja ficando com casquinha, junte um pouco de pasta virgem (do pote sem uso) e volte ao procedimento normal. Por isso é bom mantê-la em pote fechado, porque a função dela é secar rápido.

Veja como se usa a Pasta BrasileiraNo caso de alguém quebrar um pedacinho do bolo cenográfico já pronto e seco por vários dias (ex. laço), coloque um chumaço de algodão umedecido no local e espere 15 minutos. Use um estilete e corte o pedacinho onde quebrou. Se não estiver suspenso, ou seja, se a parte quebrada estiver grudada no bolo, pode fazer o mesmo. Faça um remendo e, com cuidado, cole outro pedacinho no lugar (na mesma tonalidade), alise bem para nivelar e espere secar. Se fizer com bastante capricho, a emenda não vai aparecer.

Quando estiver na hora de esticar você pode usar maisena aos poucos, assim a massa vai secar mais rápido e ficar mais clarinha e mais lisa.

Quando não for mais utilizar seu bolo cenográfico, por estar sujo ou machucado, pode deixá-lo de molho em água por 40 minutos que a pasta sairá. Lave o isopor e reutilize. Assim você ajuda a preservar a natureza!

Também é possível fazer flores e modelar bichinhos misturando 30% de Pastilagem com 70% da Pasta Brasileira, que a criançada adora comer. Não se esqueça da essência.

Para modelar flores ou bonecos que não comestíveis, usar somente a Pastilagem, que depois de seca fica rígida como azulejo.

Cobertura de Bolo Cenográfico – Resumo:

  1. Preparar o isopor adequado, lixar se for necessário;
  2. Passar gordura vegetal ou cola branca para grudar a pasta;
  3. Amassar, esticar a pasta no tamanho adequado e cobrir o bolo;
  4. Deixar secar de um dia para outro, para terminar a decoração;
  5. Depois de seco, tem duração de, no mínimo, dois anos.

Como modelar bonecos comestíveis

  • Juntar na proporção de 70% de Pasta Brasileira com 30% de Pastilagem, assim o boneco
    fica firme e macio para comer.
  • Só a Pastilagem não é recomendado para ingerir porque, depois de seca, fica muito dura.
  • A mistura também serve para cobrir minibolos, decorar doces finos, cupcakes, e pirulitos.

2 ideias sobre “Pastilagem Brasileira – Como usar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *